O Bando Filhotes de Leão é um grupo de Teatro, Performance e Intersecções de Linguagens Artísticas. Criado em 2008, vem desde aí, desenvolvendo trabalhos no segmento das Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual, ocupando espaços públicos, museus, casas, barcos e diversos territórios nas cidades de Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Pretória (África do Sul). Integra a rede de grupos e produtores culturais da Associação Gira Mundo, sediada em Macapá, no Amapá.
Principais trabalhos:
- O CALIFA DA RUA DO SABÃO – Em 2008: Montagem e Temporada Popular na Rua do Mercado- Praça XV, no Rio de Janeiro-RJ, além de participação na Mostra SESC Cariri de Culturas (CE). Participou em 2009 do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG).
- RELICÁRIO- Patrocínio do Fundo de Apoio ao Teatro- Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Edital de Montagem Teatral da SEC RJ (2009- 2010). Temporada no Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho (nov/dez-2010). Em 2011 realizou temporada na Casa Gira Mundo (Lapa- Rio de janeiro-RJ) e participou dos Festivais de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG), V FESTCAMP (MS) e Mostra SESC Cariri de Culturas (CE).
-BECO DO BANDEIRA- Patrocínio do Fundo de Apoio ao Teatro- Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2010-2011). Estreia e Temporada em 2011 na Casa Gira Mundo.
- Residência Artística TECNO BARCA I (2012), TECNO BARCA II (2014) e TECNO BARCA III (2019) - Contemplada no Rede Nacional Funarte de Artes Visuais de 2011, agraciada com o Prêmio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente 2012 e apoiada pela Secretaria de Cultura do Amapá em 2012. É um intercâmbio entre artistas e comunidades ribeirinhas da Amazônia desenvolvido no Arquipélago do Bailique, no litoral do Estado do Amapá.
- VIOLE(N)TAS- Contemplado com Pro Artes Visuais 2012 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Com Vivências Artísticas e Exposição de Artes Visuais na Casa da Mulher em Manguinhos, além da disponibilização de uma galeria on line com todas as obras e processos do projeto.
- Oficina Teatro e Excentricidades, em 2012 no Centro Cultural Franco Amapaense, na cidade de Macapá (AP) e na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro-RJ (Edital Oficinas Culturais da SEC da Prefeitura do Rio). Em 2013 realizou a Oficina Teatro e Excentricidades e intercâmbios com os grupos “Nós na Rua” e “Queimados Encena”, nas cidades de São João da Barra e Queimados- RJ, respectivamente (5º Circuito Estadual das Artes da SEC RJ).
- TRAVESSIAS I- Em 2015, realizado no Espaço Tatamirô e na Ilha de Santana, no Amapá. Um laboratório cênico e performativo dividido em 2 partes: sala de ensaio e acampamento.
- ZERO- Em 2015, um laboratório cênico performativo realizado no CEU das Artes em Macapá-AP.
- INTERCÂMBIO TROCA TROCA- Em 2015 com artistas e grupos de teatro amapaense em Macapá e no Bailique-AP (Cia Casa Circo, Cia Fênix, Sandro Brito, Maurício Maciel e Cristiana Nogueira)
- TRAVESSIAS II- Em 2016, realizado na Casa das Palavras e na Comunidade de Tessalônica, no Amapá. Um laboratório cênico e performativo dividido em 2 partes: sala de ensaio e acampamento.
-PERFORMANCE- O acontecimento de si- Em 2016, realizado no Centro Cultural Calouste, no Rio de Janeiro-RJ com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.